O texto Reflexão entre professores em blogs: passos para novas educações, retrata muito bem a importância de se envolver com a tecnologia em sala de aula. Os blogs dão espaço para algumas formas de expressão da linguagem, com bastante destaque para a escrita, tanto na forma de processo quanto na forma de produto, e isso é muito importante.
É destacada também uma observação sobre o salto que os blogs deram, no momento que disponibilizam, muitas vezes gratuitamente, a possibilidade de o sujeito, mesmo desconhecedor de tantas das linguagens técnicas que dão suporte ás redes, que exponham suas palavras publicamente, passando de leitor para autor. Isto tudo contribui para a nova relação com o saber.
"Geralmente os blogueiros constroem um blog com certo objetivo, geralmente a
abordagem de determinado tema. Porém, com o tempo, este objetivo individual vai confluindo
com percursos de outros blogueiros, redefinindo as trajetórias individuais e coletivas. Isto nos
leva a pensar que nem os indivíduos, nem os temas, são constituídos isoladamente. O
conhecimento, principalmente, é formado pela articulação de tantos saberes. E isto acontece
mesmo com a escola fazendo tanta força para fragmentar o conhecimento em disciplinas e
descolá-lo de seu contexto de produção ou vivência."
O texto é muito interessante, e pode ser encontrado através desse link logo abaixo! Tenha uma ótima leitura.
Gostei muito da resenha, as comunidades atuais na rede possibilitam a chegada da inteligência coletiva que pode ter como objeto todo conhecimento e experiencia, até mesmo as identidades das pessoas são mais coletivas agora, o perfil das pessoas é também compartilhado, articulado e complexo com participação de muitos. As comunidades são conformadas agora por interesses comuns, não por proximidade, por isso cada vez temos mais comunidades educativas que amostram o interesse das pessoas em compartilhar saberes e melhorar o processo de aprendizagem.
ResponderExcluirGostei muito do post, principalmente quando no trecho citado" E isto acontece mesmo com a escola fazendo tanta força para fragmentar o conhecimento em disciplinas e descolá-lo de seu contexto de produção ou vivência."Mostra a intensidade do trabalho em rede. Como se fosse um tear, um entretecimento de saberes e fazeres que ultrapassa barreiras.
ResponderExcluir